Belo Horizonte
15h49 01 Novembro 2019
Atualizada em 01/11/2019 às 15h52

Pombo cor de rosa aparece nas ruas de Belo Horizonte e intriga moradores

Por JM Online
Reprodução/Twitter
A cor incomum das penas não é encontrada na natureza e provavelmente advém de ação humana

Um pombo cor-de-rosa foi visto pelas ruas da capital mineira, Belo Horizonte. A cor incomum das penas não é encontrada na natureza e provavelmente advém de ação humana.

O pombo de cor inusitada viralizou nas redes sociais e muitos moradores relataram tê-lo visto em diferentes pontos de BH, levantando a hipótese de ele ter escapado de algum chá revelação ou ter ficado colorido em comemoração ao Outubro Rosa. 

Vale a menção de que existe na natureza a pomba-rosada (Nesoenas mayeri), ave endêmica da ilha Maurício, na África. Os pombos-rosados têm a plumagem rosa pálido na cabeça, ombros e ventre, junto com pós e bicos rosas. Em contrapartida, o coordenador do Laboratório de Ornitologia da UFMG, ramo da zoologia que estuda as aves, Marcos Rodrigues, explicou ao BHAZ que nenhuma espécie de pomba no mundo tem a coloração rosa tão forte.

“Existem muitas raças dessa pomba com grande diversidade de coloração, mas nenhuma rosa como na foto”, disse o especialista, afirmando que se trata da espécie comum Columba livia. No entanto, segundo ele, “colorir” a ave seria uma tarefa difícil: É que a pessoa teria que se manter muito perto da pomba para fazer isso.

Uma pomba cor-de-rosa já intrigou pessoas do outro lado do Atlântico também, na Inglaterra. Em 2015, várias pombas rosas foram vistas em cidades britânicas vizinhas e o mesmo debate surgiu redes sociais. Na época, especulou-se que as pombas mudam de cor quando comem alimentos cor-de-rosa. 

O desfecho foi inesperado, mas rendeu risadas. De acordo com o Daily Mail, o mistério foi resolvido quando um criador de pombos contou que ele pintava seus pássaros de rosa para distrair predadores, mais especificamente os falcões.

VEJA TAMBÉM

Economia Mundial
PPI da Alemanha cai 1,5% na comparação anual de julho
07h30 20 Agosto 2025